sábado, julho 14, 2007

Homenagem à Etienne Demonte


Esta página é uma homenagem ao meu querido e inesquecível professor Etienne Demonte, que me ensinou à "transcender a mera documentação", ver a cor do ar da janela de seu atelier em Petrópolis, pintar gotinhas nas folhas das orquídeas e bromélias, e retratar a botânica com mais arte do que ciência, ou colocar arte na ciência... Infelizmente Etienne faleceu em 2004, mas tenho certeza que ele cumpriu sua missão. Deixou obras maravilhosas de cores fortes, pontilhadas por suas famosas gotinhas de orvalho e seus pássaros e colibris. Creio que todos os seus "pupilos" entenderam a sua mensagem de usar o "sistema límbico" e colocar emoção na pintura botânica, e também deixou muitas saudades, e em cada pintura peço à ele que me guie e que não me deixe dar "descanso ao pincel". Obrigada, mestre!!!